(Foto: Professores fazem protesto em Anapu, no Pará)
(Profissionais da educação saíram às ruas do município no sudoeste paraense, mesmo com feriado, para cobrar melhores condições de trabalho)
Em Anapu, no sudoeste do Pará, o feriado do Dia dos Professores, nesta quarta-feira (15), não foi dia de descanso para os profissionais da educação. Professores efetivos da rede municipal foram às ruas protestar por reajuste salarial, melhoria da merenda escolar e melhores condições de trabalho.
Vestidos de preto, os manifestantes se concentraram na praça central do município e seguiram em caminhada até a sede da prefeitura, mas não foram recebidos pelo prefeito nem pela secretária de Educação. Segundo os professores, eles queriam uma resposta oficial sobre as reivindicações, mas não obtiveram garantias de atendimento.
Durante o ato, os profissionais realizaram uma protesto simbólico, queimando um caixão de madeira no meio da rua para denunciar a precariedade da educação pública no município e chamar a atenção da população local.
“Estamos cobrando respeito e condições dignas para todos os profissionais da educação. É uma luta que envolve toda a comunidade escolar”, afirmou Simone Máximo, coordenadora do Sintepp em Anapu.
Segundo Mônica Brito, coordenadora regional do Sintepp, o protesto buscou reforçar a importância de garantir qualidade na merenda escolar tanto na cidade quanto na zona rural.
Procurada, assessoria de comunicação da prefeitura de Anapu, não se manifestou oficialmente sobre o protesto
Com Informações do G1/PA