(Não há registro de feridos. Ao menos duas pessoas foram atendidas após inalarem fumaça.)
(Foto: Juliana Bessa / g1)
A área da “Blue Zone” (Zona Azul – restrita da ONU) foi evacuada após um incêndio em um dos pavilhões nesta quinta-feira (20) em Belém.
Agentes de segurança atuaram para retirar as pessoas do local. Ao menos duas pessoas foram atendidas após inalarem fumaça.
O ministro do Turismo Celso Sabino estava no local e disse que a evacuação adotada foi um “procedimento padrão em qualquer grande evento”. “Em poucos minutos deve ser confirmado o motivo do princípio de incêndio”, afirmou.
Em nota, a organização da COP 30 disse que “o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e não deixou feridos”. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, concluiu.
A repórter do g1 Pará Juliana Bessa estava no local quando um dos stands começou a pegar fogo: “Muitas pessoas começaram a correr, desesperadas, sem saber o que estava acontecendo. As chamas eram fortes e altas. Multidão tentando sair daqui”.
A suspeita é que um curto-circuito tenha atingido um dos pavilhões, próximo ao pavilhão da China. Em entrevista para Andréia Sadi, o governador Helder Barbalho afirmou que as equipes trabalham com duas hipóteses para o incidente ocorrido nesta quinta-feira (20) na COP30: falha em um gerador ou um curto-circuito em um stand.
A zona azul, também chamada de Blue Zone, é o espaço onde se reúnem os negociadores e ministros.
Com informações do G1/Pará
