Acontece neste sábado, dia 12 de abril, às 19 horas, a solenidade de entrega da Comenda de Direitos Humanos, honraria concedida pela Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Xinguara, destinada a homenagear pessoas com história de vida e de luta na defesa dos direitos humanos. O prêmio foi criado em 2016 por um grupo de advogados e advogadas ligadas ao Frei Henri. Esta Comenda foi reconhecida pela diretoria da OAB Sessão Pará.

A primeira edição do prêmio aconteceu em 2018 por ocasião da “colocação” das cinzas do Advogado e Frade Dominicano, Frei Henri des Roziers, no Assentamento de agricultores e foi “batizado” com seu nome, em Curionópolis, e acontece paralelamente a outras atividades de memória do Frei, dentre elas Celebração Católica que acontece na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Setor Itamaraty,  onde o Frei costumava celebrar missas. Será realizado, também, no Assentamento, Ato Em Memória, na manhã do dia 13 (domingo) no Assentamento que leva o nome do religioso, organizado pelo  Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, no município de Curianópolis/PA.
Na noite deste sábado, 12, acontecerá a cerimonia de entrega do quinto Premio Direitos Humanos. O evento é organizado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB, Subseccional de Xinguara. A entrega da comenda será na sede da instituição, localizada na Avenida Xingu, Centro da cidade, a partir da 19 horas. Os homenageados deste ano será o Pe. Danilo Lago, Jean Ann Bellini, Hilário Lopes Costa e Geuza da Cunha Morgado, Agentes Pastorais da CPT. Além das entregas das comendas, o evento também comemora o “Jubileu da CPT: 50 anos de luta e resistência”. Após a solenidade, acontecerá um ato cultural, o jantar na área externa da OAB.

Frei Henri foi um advogado que dedicou sua vida para proteger os pequenos e um defensor dos Direitos Humanos reconhecido no mundo inteiro, falecido em 2017.

Conheça mais sobre a vida de Frei Henri neste link e neste link.
Fonte: CPT