A Prefeitura de Xinguara com objetivo de fortalecer a consciência ambiental na cidade e em sintonia com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro em Belém promoveu no dia 16 de maio a 1ª Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em Xinguara. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), aconteceu na câmara municipal envolvendo os alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais em projetos inovadores voltados à sustentabilidade, preservação ambiental e conscientização.

Entre as ações desenvolvidas pelos estudantes está o incentivo à arborização, considerada fundamental para melhorar a qualidade de vida, reduzir a temperatura local e criar habitats para animais nativos, principalmente os pássaros. Já foram plantadas espécies como jambo e maracujá, além de outras frutíferas, em projetos que estimulam a participação ativa dos jovens na construção de um futuro sustentável.

A preocupação com a fauna local também ganhou destaque nos trabalhos. Os alunos planejam a criação de um corredor ecológico para garantir a travessia segura de animais nativos, além de propostas para sinalização e orientações para a população evitar interferências inadequada e prejudiciais à vida selvagem.

Nesta etapa do projeto, os estudantes apresentaram seus trabalhos e elegeram os delegados que representarão o municipio na Conferência Estadual.

Gazeta Carajás