(É urgente capacitar adolescentes e jovens para ocuparem vagas sustentáveis e impulsionar a economia verde no Brasil)
2 milhões de adolescentes e jovens de 14 a 29 anos atuam em empregos verdes no Brasil, o equivalente a 30% de todos os brasileiros que trabalham nesse setor. É o que aponta o relatório “Habilidades e empregos verdes para adolescentes e jovens no Brasil”, lançado hoje (25) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por meio da iniciativa 1 Milhão de Oportunidades, em parceria com a Plan Eval. Para fortalecer a participação da juventude no setor, o UNICEF também lançou, hoje, um curso online e gratuito sobre como lidar com a crise climática: acesse aqui.
O estudo identificou um total de 6, 8 milhões de empregos verdes no Brasil, que correspondem a quase 9 de cada 100 vínculos empregatícios registrados no país. O cálculo ou ocupações que preservam, promovem ou restauram ambientes limpos, saudáveis e sustentáveis, em uma tradução e adaptação para o contexto brasileiro da definição internacional sobre o tema.
O documento mostra uma oportunidade para que governos e empresas acelerem a transição ecológica, promovam o desenvolvimento socioeconômico e criem oportunidades de inclusão ao investir na formação de profissionais para atuar no setor sustentável. Porém, apesar de esforços crescentes para incluir habilidades verdes na educação profissional, essa oferta ainda é limitada e concentrada em regiões específicas, como os grandes centros urbanos. Isso significa que muitos adolescentes e jovens seguem excluídos de conquistar o conhecimento que os levará a acessar empregos verdes.
João Vitor Zotini/Executivo de Atendimento/UNICEF