(Operação reforça ações na área da segurança pública por todo o mês de julho e até o dia 4 de agosto nas localidades mais procuradas nas férias escolares)

O Governo do Pará, por meio do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, lançará, no próximo sábado (28), a Operação Verão 2025, com o reforço de cerca de 9.2 mil agentes para ações integradas, ostensivas e preventivas que serão desenvolvidas em 50 localidades do Estado.

As ações vão ser coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds), e parcerias com os órgãos municipais e federais. A operação segue até o dia 4 de agosto para garantir um lazer tranquilo e seguro aos paraenses e turistas.

Além do efetivo que vai reforçar as ações junto a equipes locais, também estarão presentes nas ruas, mais de 350 viaturas, entre veículos quatro rodas, motocicletas, veículos de remoção, ônibus, micro-ônibus e ambulâncias de resgate. O Regimento de Polícia Montada (RPMont), da Polícia Militar do Pará, estará presente com 62 policiais montados, auxiliando nas rondas e ações preventivas nas praias e balneários.

Ações aéreas e fluviais

O Grupamento Aéreo de Segurança (Graesp) vai atuar com duas aeronaves realizando sobrevoos na Região do Salgado e Região Metropolitana de Belém, garantindo o monitoramento aéreo e o suporte aos agentes que estarão em terra. O Graesp também está apto para ações de salvamento e resgates junto ao Corpo de Bombeiros nas praias.

O Grupamento Fluvial (GFLu), juntamente aos órgãos do Sieds que utilizam embarcações para o patrulhamento, vai utilizar mais de 80 embarcações distribuídas no Pará, reforçando as ações na malha fluvial neste verão amazônico.

Roberta Meireles (SEGUP)