(Projeto piloto foi lançado neste final de semana para ampliar assistência técnica a agricultores e produtores de comunidades de regiões mais afastadas)

(Fotos: Divulgação)

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural  (Emater-Pará), lançou, neste final de semana, um projeto piloto de postos de atendimentos na zona rural, em especial nas comunidades distantes de sedes da Emater, para facilitar os atendimento aos agricultores e produtores rurais em todo o território estadual.

O primeiro local a ser beneficiado foi a Comunidade Novo Paraíso, na cidade de Placas, oeste do Pará. A região fica às margens da BR-163 e o posto da Emater vai integrar produtores rurais de, ao menos, três municípios das imediações.

A iniciativa foi comemorada pelo produtor Francisco Claudemir, agricultor da Comunidade Nova Esperança, que fica nas proximidades de Novo Paraíso. “Eu crio vacas, tiro leite, trato arroz, feijão, um pouco de tudo e agora com a nova sede perto da minha casa vai ficar muito muito bom, porque vamos buscar nosso cadastro e ter acesso ao crédito rural, aos benefícios que a Emater e o Governo abrem as portas para nós produtores”, afirmou.

No ato da solenidade de entrega do novo local, diversas autoridades da região e famílias de agricultores participaram e celebraram a aproximação do acompanhamento técnico da empresa pública. Um veículo da empresa também foi entregue, para atender as demandas do novo posto. E como propósito institucional, por meio da Emater, os produtores podem ter acesso mais facilitado aos extensionistas rurais, para ter apoio nas suas produções rurais e no fomento da economia da região.

Fabricio Nunes (SEPI)