(Setores, como o da carne, que registraram forte queda nas vendas para os Estados Unidos, ampliaram o comércio com outros mercados)
Neste sábado (6), completa um mês do tarifaço de 50% aos produtos brasileiros imposto pelo governo de Donald Trump. No período, houve superavit nas exportações. Setores, como o da carne, que registraram forte queda nas vendas para os Estados Unidos, ampliaram o comércio com outros mercados. Nestes 30 dias, o Brasil vendeu 46% carne bovina aos americanos, se comparado a agosto do ano passado.
De segundo maior comprador, os Estados Unidos passaram a ser o sétimo mercado para a carne brasileira. Ainda assim, as exportações tiveram recorde no mês, com média diária de mais 12 mil toneladas enviadas para o exterior. O desempenho positivo das exportações de carne é resultado do aumento das vendas para outros países, como México (300%), Rússia (109%) e Chile (32%). Uma diversificação, que outros setores muito dependentes dos Estados Unidos ainda não conseguiram atingir.
Integrantes da Confederação Nacional da Indústria passaram uma semana nos Estados Unidos em negociação com autoridades e empresários. O governo americano já manifestou interesse nos minerais brasileiros. As chamadas terras raras são fundamentais para a produção de semicondutores usados em carros elétricos por exemplo.
R7.com