(Organizada pela Polícia Militar do Pará, a corrida é aberta ao público em geral e reuniu 1.200 inscritos distribuídos em dez pelotões, consolidando-se como uma das provas mais tradicionais do atletismo paraense)
A 51ª edição da Corrida Coronel Fontoura foi realizada neste sábado (13), no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Guamá, em Belém. O evento, que teve largada às 17h, reuniu 1.200 inscritos distribuídos em dez pelotões, consolidando-se como uma das provas mais tradicionais do atletismo paraense.
Organizada pela Polícia Militar do Pará, a corrida é aberta ao público em geral e contou com a participação de atletas profissionais, amadores, militares e da comunidade, promovendo integração social, saúde e bem-estar. Ao todo, os competidores percorreram um trajeto de 8 km dentro do campus da UFPA.
Com mais de cinco décadas de história, a competição presta homenagem ao coronel Fontoura, figura de destaque e patrono da Polícia Militar do Pará, lembrado pelo legado de disciplina e liderança.
A linha de chegada foi marcada pela emoção dos vencedores. O primeiro colocado ressaltou o esforço e a superação no percurso: “Já treino há uns oito anos, só que não para rendimento. Com estudo, trabalho, sempre que dá, eu gosto de me dedicar à corrida. Hoje bati meu objetivo, que era fazer um tempo bom, apesar do calor. A corrida estava muito boa, organizada, e só tenho a agradecer à PM pela prova, que foi excelente”, disse o soldado da PM Elidelton Viana.
Na categoria feminina, a campeã Irânilde Maia celebrou o título e destacou a transformação que o esporte trouxe para sua vida. “Eu corro já há quatro anos e é incrível correr, é saúde. Mudei de vida. Eu já tive depressão e curei a depressão na corrida. É uma coisa que eu amo, e hoje vim para pegar o primeiro lugar e conquistei”, contou, emocionada.
Além da Polícia Militar, participaram da prova diversas forças, como Marinha do Brasil, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros.
Tarcya Amorim (PMPA)
