(O percurso da corrida teve início e término no Museu de Marabá e passou por pontos considerados históricos e culturais, como a Praça São Félix de Valois, o Encontro dos Rios, o Cine Marrocos, o Estádio Zinho Oliveira e a orla da Marabá Pioneira)

A 13ª edição do Circuito de Corridas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi realizada neste domingo (21), em Marabá, com a participação de 850 atletas inscritos e dezenas de pessoas que correram de forma espontânea, na modalidade conhecida como “pipoca”. O evento fez parte das comemorações pelos 40 anos da Subsessão da OAB em Marabá.

O percurso da corrida teve início e término no Museu de Marabá e passou por pontos considerados históricos e culturais, como a Praça São Félix de Valois, o Encontro dos Rios, o Cine Marrocos, o Estádio Zinho Oliveira e a orla da Marabá Pioneira. A proposta do trajeto foi integrar a prática esportiva à valorização da memória da cidade.

De acordo com Antônio Gomes, advogado e coordenador do circuito, o itinerário foi planejado para resgatar locais de importância histórica. “A Marabá Pioneira é o ponto de origem da cidade. O percurso conecta esporte e história, passando por locais simbólicos que reforçam a identidade local”, explicou.

O presidente da OAB Marabá, Rodrigo Botello, ressaltou a abrangência do evento para diferentes segmentos da sociedade. “O circuito busca promover saúde, bem-estar e cultura. Participam estudantes, advogados, servidores públicos e famílias, integrando diferentes gerações”, afirmou.

As inscrições para a corrida foram encerradas duas semanas antes do evento. A organização também incorporou mudanças estruturais em relação à edição anterior, como banheiros químicos ao longo do percurso, palco com apresentações musicais, pódio e categorias de idade, incluindo a 60+.

O Circuito de Corridas da OAB acontece em diversas cidades do Pará e, em Marabá, já é realizado pelo segundo ano consecutivo na região da Marabá Pioneira. Para Botello, o evento evidencia o papel da advocacia na promoção de integração social.

(Portal Debate)