(Unidade consolida papel como hospital de ensino e fortalece formação em saúde)
Fortalecendo o compromisso com ensino e pesquisa, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA) iniciou, nesta segunda-feira (22), a primeira turma de acadêmicos do estágio curricular obrigatório. Os estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram recepcionados pela diretoria da unidade, em um marco para a instituição.
O diretor técnico do HMPA, médico Rodrigo Maneschy, destacou que o início dos estágios concretiza um projeto que é um pilar da unidade. “É um planejamento que existe desde a concepção do hospital e agora se torna realidade, consolidando o Hospital da Mulher também como hospital de ensino. Iniciamos com o estágio obrigatório em Medicina, na prática de ginecologia, mas já vislumbramos ampliar a oferta para outras áreas e especialidades, como Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, em parceria com instituições de ensino”, explicou.
Ao todo, 24 acadêmicos do 12º semestre do curso de medicina participam do estágio, com duração de seis semanas em setores como bloco cirúrgico e ambulatório.
A diretora-geral do HMPA, Nelma Machado, ressaltou a relevância da experiência. “Temos linhas de cuidado voltadas à saúde da mulher que se iniciam no acolhimento e se estendem ao atendimento interdisciplinar com a equipe multiprofissional, que atendimento deve ser humanizado e especializado.
Helen Alves (HMPA)