(Alunos e professores levaram iniciativas de Marabá ao congresso em Campinas, destacando projetos de eletrônica e programação.)

(Foto: Divulgação)

Estudantes e professores representaram Marabá no maior congresso de educação em engenharia da América Latina, com destaque para iniciativas de eletrônica em escolas públicas e programação acadêmica.

Entre os dias 15 e 18 de setembro, Campinas (SP) sediou o 53° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2025), em conjunto com o VIII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia. Promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) em parceria com o CREA-SP, CONFEA e Mútua-SP, o evento reuniu estudantes, professores e profissionais de todo o Brasil e do exterior para debater avanços e inovações na formação em engenharia.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participou ativamente com representantes dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica, totalizando nove discentes que apresentaram projetos de impacto direto na comunidade de Marabá.

Projetos da Engenharia da Computação

Um dos destaques foi o projeto “Eletrônica nas Escolas: Mão na Massa”, coordenado pelos professores José Carlos, João Victor Carmona e Elton Alves. A iniciativa já foi aplicada na Escola Pequeno Príncipe, em Nova Marabá, e busca despertar vocações por meio do ensino de eletrônica e lógica de programação em escolas públicas.

Outro trabalho em evidência foi a gestão do Clube de Programação da Unifesspa, conduzido pelos alunos Elson Sousa, Matheus Andrade, João Breder, Maria Massa, Luiz Felipe, Emanuel Santos, Michelly Carvalho e Vinícius Cunha.

Dol Carajás