(Participantes das programações em Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri e Redenção receberam informações sobre Cadastur e Fundo Geral do Turismo)
Os municípios de Barcarena, Abaetetuba e Igarapé-Miri, na Região de Integração Tocantins, receberam capacitações sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e visitastécnicas a empreendimentos turísticos, entre os dias 22 e 26 de setembro. Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a ação contou com a parceria do Ministério do Turismo, prefeituras, secretarias municipais, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), associações comerciais e do Banco do Estado do Pará (Banpará).
O Cadastur é uma ferramenta essencial para garantir aos empreendedores acesso a políticas públicas, financiamento e apoio na divulgação de seus serviços. No evento, os empreendedores são apresentados ao sistema e às vantagens do Cadastro Nacional, aprendendo o passo a passo para o cadastramento.
Em Igarapé-Miri foram visitados 18 empreendimentos turísticos. Em Abaetetuba, houve sensibilização em 29 empreendimentos, com apresentação do Plano Municipal de Turismo, importante para o fortalecimento do setor turístico no município, e em Barcarena, 30 receberam a visita da equipe.
Em todos os municípios, além da equipe técnica da Setur, técnicos do Ministério do Turismo, representantes do Banpará e Sebrae estiveram presentes. Na palestra da instituição financeira foram abordados o Fungetur (Fundo Geral do Turismo), CredTurismo, taxas competitivas para empreendimentos, prazos flexíveis e suporte especializado para empreendedores do setor do turismo.
Na palestra do Sebrae, representantes da instituição falaram sobre abertura de ME e assessoria para abertura de empresas. O Ministério do Turismo fiscalizou prestadores de serviços turísticos.
Redenção na rota – Ainda em setembro, a Setur esteve no município de Redenção, na Região de Integração Araguaia, no sul do Estado, participando do evento “Redenção na Rota do Turismo”, que contou com capacitações do Cadastur e Fungentur além de visitas técnicas aos meios de hospedagem e empreendimentos turísticos.
No decorrer do workshop com os empresários, todos foram orientados a fazer o cadastro para ter acesso a vantagens. Também foram abordados o aumento da visibilidade do negócio, oportunidades de qualificação e apoio em eventos pelo Ministério do Turismo.
A coordenadora da Diretoria de Políticas para o Turismo (Dpot), da Setur, Leda Moreira, destacou que o município tem potencial diversificado e os empreendedores cadastrados podem avançar ainda mais como parte do sistema de políticas públicas.
Sâmia Maffra (SETUR)
s