(Fiscais constataram a presença de 91 motocicletas desmontadas, embaladas em caixas. Mas as notas fiscais entregues indicavam o transporte de apenas 20 motos.)

(Foto: SEFA/PA)

Fiscais apreenderam 71 motos sem nota fiscal avaliadas em cerca de R$ 1 milhão. A ação ocorreu no posto fiscal do Gurupi, localizado no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do Pará, na divisa com o Maranhão.

A carga, que tinha como origem Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, e destino Belém, foi interceptada durante fiscalização de rotina.

Segundo informações da Secretaria de Fazenda do Pará (Sefa), a equipe desconfiou da quantidade de mercadorias informada na documentação apresentada pelo motorista. Ao realizar a verificação física, os fiscais constataram a presença de 91 motocicletas desmontadas, embaladas em caixas. No entanto, as notas fiscais entregues indicavam o transporte de apenas 20 motos.

“A documentação entregue informava uma carga de apenas 20 motos, ou seja, 71 unidades estavam desacompanhadas de nota fiscal”, explicou o coordenador da equipe, Gustavo Bozola.

Durante a inspeção, o motorista tentou apresentar outras notas fiscais que estavam escondidas no veículo, alegando que a mercadoria teria origem em Pernambuco e destino a Fortaleza, no Ceará. Contudo, esses documentos foram desconsiderados por terem sido apresentados apenas após o início da ação fiscal.

Um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) foi emitido, e o responsável pela carga deverá pagar os impostos devidos e as multas aplicadas pela irregularidade.

Com Informações /G1/PA