(Equipes da Polícia Militar Ambiental prenderam três homens que atuavam em uma draga de garimpo ilegal. Eles usavam mercúrio, substância proibida na atividade.)

(Fotos: PM/Divulgação)

Três homens foram presos por suspeita de envolvimento com garimpo ilegal de ouro no Rio Manoel Alves, em Almas, no sudeste do estado. O flagrante aconteceu nesta quarta-feira (8), durante fiscalização realizada na Operação Protetor dos Biomas.

De acordo com a Polícia Militar, uma draga foi localizada no rio por equipes do Comando de Policiamento Especializado (CPE). Os homens estavam extraindo o ouro usando mercúrio, uma substância química poluente e proibida na atividade.

Os nomes dos suspeitos não foram divulgados, e por isso o g1 não conseguiu contato com a defesa deles.

Diante da irregularidade, eles foram levados para a Delegacia de Plantão de Dianópolis e autuados por exercício de atividades potencialmente poluidoras com o uso de substância proibida.

Como o local em que a draga estava foi considerado de difícil acesso, não foi possível fazer a remoção do equipamento. Por isso, conforme a PM, a embarcação de extração de ouro foi inutilizada pelas equipes.

Fizeram parte da ação o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) e o Grupamento Aéreo (GRAER).

Com informações de Patricia Lauris, g1 Tocantins