O Tocantins ultrapassou a marca de 5 milhões de descargas atmosféricas em 2025, igualando 2023, que até agora havia sido o ano mais intenso desde 2018. As informações são do Grupo Storm, empresa que monitoramento climático que atende a concessionária Energisa. O levantamento indica que novembro acumulou o maior volume mensal, somando mais de 1 milhão de descargas.

Segundo os dados, são considerados apenas as descargas atmosféricas que tocam o solo. Em dezembro o número já se aproxima de 800 mil. Apesar do volume menor em relação ao mês anterior, dezembro foi marcado pelo recorde absoluto dentro de um intervalo de 24 horas, com 140.777 descargas registradas no último dia 29. O recorde anterior era de 112.982 em novembro deste ano.

As descargas atmosféricas, aliadas aos ventos fortes estão entre os fatores que mais impactam a rede elétrica nesta época do ano. Para reduzir os efeitos, a Energisa Tocantins mantém um plano anual de manutenção preventiva, com ações contínuas, manejo de vegetação, podas técnicas e capacitação permanente das equipes. Mesmo assim, as intercorrências são inevitáveis.

Com informações do Portal Guaraí Noticias