(Os internos realizaram uma abertura no teto do pavilhão e utilizaram cordas artesanais, feitas com toalhas, para alcançar a área externa do complexo)
Uma fuga em massa marcou a madrugada de Ano Novo no Presídio de Parauapebas. Nove detentos que cumpriam pena em regime fechado conseguiram escapar da unidade prisional por volta das 2h desta quinta-feira (1º).
Os internos realizaram uma abertura no teto do pavilhão e utilizaram cordas artesanais, feitas com toalhas, para alcançar a área externa do complexo. A unidade possui capacidade para pouco mais de 300 custodiados e agora opera sob vigilância redobrada após o incidente de segurança.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) confirmou que buscas intensas estão sendo realizadas com o suporte da Polícia Militar em toda a região. O objetivo prioritário das forças de segurança é localizar e recapturar todos os indivíduos que evadiram o sistema prisional de Carajás.
Paralelamente às buscas, a Corregedoria instaurou um procedimento administrativo para apurar as circunstâncias da fuga e possíveis falhas na custódia. Os agentes que estavam de plantão durante o feriado foram encaminhados para prestar depoimentos à Divisão de Crimes Funcionais.
Com informações da Seap/PA e Gazeta Carajás
