(Cerca 70 mil ligações convencionais e remotas serão realizadas em 55 municípios pelo Programa Luz Para Todos até 2025)
O Grupo Equatorial Energia assinou, quinta-feira dia (29), o maior contrato com o governo federal. O acordo tem como objetivo expandir o programa luz para todos e prevê investimentos de 2,6 bilhões no Estado e realizar quase 70 mil ligações convencionais e remotas, em 55 municípios, ao longo do período.
O Programa Luz Para Todos no país do Governo Federal que será executado no Pará e vai beneficiar cerca de 280 mil pessoas que ainda não têm energia elétrica, até 2025.
O contrato foi assinado em um evento realizado, em Breves, na Ilha de Marajó em uma solenidade que contou com a presença do CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda; do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; além do governador do Pará, Helder Barbalho, e do presidente da Equatorial Pará, Márcio Caires, entre outros executivos e autoridades.
Por meio do Programa Luz Para Todos (PLPT), a Equatorial Pará vai executar o maior número de ligações e extensão de rede desde a entrada do Grupo Equatorial no estado, com cerca de 70 mil ligações no período de 2024 a 2025.
No PLPT convencional está prevista a realização de 415 travessias e 14 mil quilômetros de rede além de ampliações em 18 subestações. Já no PLPT remoto, onde são utilizadas placas solares, serão feitas quase 30 mil ligações no estado. As obras beneficiarão principalmente as ilhas, mas também 09 unidades de conservação, 04 aldeias indígenas da etnia
Kayapó, 181 escolas, 57 postos da secretaria da saúde indígena, que atendem pelo menos 16 terras indígenas e outros locais que ainda não possuem energia.
Serão beneficiados ainda, os seguintes munícipios:
Ascom Equatorial Pará